Estudantes participam de palestra sobre o Rio Itapemirim
22/03/2024 11:07 em Novidades

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semurb) promoveu uma iniciativa educativa nesta quinta-feira (21), na Praça de Fátima, região central da cidade.

Cerca de 50 alunos da Salesianos Cachoeiro – ES participaram de uma palestra ministrada pelas biólogas Regina Ambrosin e Viriana Esposti, servidoras vinculadas à Gerência de Educação Ambiental da secretaria. O foco da palestra foi ressaltar a importância vital da água e do Rio Itapemirim, que é o principal fornecedor desse importante recurso natural para os moradores do município.

Além da palestra, como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Cachoeiro vai realizar a entrega de um kit de cercamento de nascentes para moradores de uma propriedade rural em Santa Fé, região do interior de Cachoeiro, nesta sexta-feira (22). O kit, composto por arame farpado, grampos e 120 mourões, visa principal proteger as nascentes, evitando o pisoteio por animais e potenciais contaminações. A instalação da cerca é realizada pelo proprietário rural, com orientações prévias fornecidas pelos servidores da Semurb, que também efetua vistorias antes e após a instalação. 

Até o momento, já foram protegidas 36 nascentes em Cachoeiro através do projeto que teve seu início em 2018 e consiste no fornecimento dos kits aos proprietários rurais que possuem nascentes em suas propriedades.

Recentemente, outra ação de cercamento foi concluída com sucesso em uma nascente localizada em uma propriedade da Prefeitura de Cachoeiro, onde hoje está situado o Centro de Distribuição de Revsol (CDR), na Rodovia ES-488, em Soturno. O centro atende às demandas de municípios da região sul do estado.

“É essencial conscientizar as novas gerações sobre a relevância da preservação da água, bem como familiarizá-las com a importância do Rio Itapemirim para a nossa comunidade. Preservar o Rio Itapemirim é fundamental para garantir um futuro sustentável para todos nós”, afirmou o Prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Faça sua parte, confira dica para uso consciente da água: 

1. Reduza o tempo do banho para economizar água.

2. Feche bem as torneiras para evitar vazamentos.

3. Utilize a água da chuva para regar plantas.

4. Prefira lavar roupas e louças com a máquina cheia.

5. Reutilize a água da cozinha para a limpeza de pisos.

6. Evite o descarte incorreto de produtos químicos que possam contaminar a água.

7. Participe de ações de reflorestamento e preservação de nascentes.

8. Esteja atento a possíveis vazamentos em sua residência e faça os reparos necessários.

9. Incentive práticas de consumo consciente de água em sua comunidade.

10. Mantenha-se informado sobre medidas de conservação e proteção dos recursos hídricos.

 

 

FONTE: https://www.cachoeiro.es.gov.br/noticias/estudantes-participam-de-palestra-sobre-o-rio-itapemirim/

COMENTÁRIOS