No próximo domingo, 8 de agosto, será celebrado o Dia dos Pais. Tendo em vista as vendas no comércio por conta da data comemorativa, o Procon de Cachoeiro oferece algumas dicas ao consumidor que decidir comprar um presente.
Em primeiro lugar, é preciso ter muita atenção às medidas sanitárias, no caso de sair de casa para compras em loja física. Apesar de Cachoeiro estar em risco baixo para Covid-19, o grau de propagação do vírus ainda é grande.
O Procon aconselha que os consumidores já saiam de casa com uma ideia formada do que pretende comprar e do quanto pretende gastar. Isso facilita na hora de comparar produtos por preço e qualidade, evitando gastos desnecessários.
Para as compras realizadas pela internet ou telefone, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de arrependimento, que é a desistência da aquisição no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto. Outra possibilidade é a recusa em receber, caso o produto tenha sido enviado em desconformidade com o que havia sido acordado com o vendedor.
Na hora de comprar, é importante, também, verificar se as condições de pagamento estão claras. O consumidor deve observar, se os dados relativos a encargos de parcelamentos, juros e opções para quitação de parcelas estão apresentadas de forma clara, para que, sempre que possível, o cliente possa escolher a que melhor se encaixar em seu orçamento.
Após finalizada a compra, o Procon lembra que é fundamental exigir e guardar a nota fiscal, pois esse documento poderá amparar o consumidor em caso de problemas na relação de consumo. Havendo possibilidade de troca por cor, tamanho ou gosto, é importante pedir para o estabelecimento fazer o registro dessa informação na nota, por escrito.
“Se mesmo com todas essas dicas houver problemas na hora de presentear o seu pai, conte com o Procon de Cachoeiro”, ressalta o coordenador executivo do órgão, Fabiano Costa Pimentel
O Procon de Cachoeiro fica na Rua Bernardo Horta, 210, Guandu, e atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5262.
Conheça seus direitos
• As compras pela internet devem ter especial atenção. Verifique sempre a idoneidade da loja, realizando buscas em outros sites. Além disso, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento devem estar visíveis no site. Não se esqueça de verificar, se há cobrança de frete, de outras taxas e o prazo de entrega. O ideal é que o consumidor, ao efetuar uma comprar on-line, imprima ou salve a página do site com os dados.
• As informações veiculadas em panfletos de ofertas ou anúncios devem ser cumpridas pelo fornecedor, portanto, guarde esses materiais para confrontá-lo, caso seja necessário.
• Solicite, quando possível, que os aparelhos eletroeletrônicos sejam testados antes de levar para casa.
• O manual de instruções deve vir acompanhado do produto. Ele deve estar em língua portuguesa e conter a relação de rede autorizada de assistência técnica.
• O CDC estipula uma garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.
• A substituição de calçados e produtos de vestuário só é obrigatória no caso de defeito. A troca por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma cordialidade do estabelecimento. Essa possibilidade deve ser informada em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra.
• O vale-presente é uma opção para aquelas pessoas que estão em dúvida sobre o que comprar. Porém, é importante definir com o lojista e anotar, na nota fiscal, de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra-vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Não deixe de verificar se existe prazo para sua utilização e se a troca pode ser feita em qualquer loja da rede.
• Na escolha de perfumes ou cosméticos, é importante verificar se a embalagem contém todas as informações sobre o produto em língua portuguesa, tais como: características; instruções de uso; composição; prazo de validade; registro no órgão competente; condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.
FONTE: https://www.cachoeiro.es.gov.br/noticias/confira-as-dicas-do-procon-de-cachoeiro-para-compras-do-dia-dos-pais/