Prefeitura vai licitar aplicação de geomantas em áreas de risco
09/09/2021 08:59 em Novidades

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou edital de concorrência pública para contratar serviços de aplicação de geomanta – produto geocomposto de PVC – e construção de muros de contenção em encostas e taludes localizados em áreas de risco, com o objetivo de evitar deslizamentos de terra.

A medida busca impedir prejuízos patrimoniais e, principalmente, a perda de vidas de moradores nas áreas de maior vulnerabilidade a deslizamentos mapeadas pela Defesa Civil municipal.

“Cachoeiro tem uma geografia acidentada, o que se reflete na tendência de sofrer ocorrências de deslizamentos de terra. Esse contexto, somado à ocupação desordenada das encostas, às intensas chuvas e à precariedade das construções, cria um cenário propício a ocorrências de tragédias. Por isso, estamos atuando preventivamente”, explica o coordenador da Defesa Civil, Elio Carlos Miranda.

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras optaram pela aplicação de geomanta por ser um eficaz sistema de impermeabilização e proteção do solo contra intempéries, utilizado em várias cidades para controle da erosão.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli, o geocomposto de PVC é formado por mantas laminadas flexíveis, que apresentam excelente desempenho, quando utilizadas como revestimento impermeabilizante em obras de geotecnia.

“É considerada uma solução prática, rápida e de baixo custo, com longa durabilidade, além de oferecer uma estética agradável. Áreas de diferentes bairros vão receber as intervenções. Alguns desses pontos ganharão muros de contenção, também”, afirma o secretário.

De acordo com o mapeamento executado pela Defesa Civil de Cachoeiro, um dos locais que irá receber o tratamento fica no bairro Nossa Senhora de Fátima, próximo à escola municipal Prof. Athayr Cagnin e Unidade Básica de Saúde. Dentre outros locais que vão receber o tratamento, estão a avenida Felix Cheim (Linha Vermelha), que possui encostas no sentido IBC-Centro, e a rua Jerônimo Ribeiro, no bairro Amarelo.

Os serviços estão orçados em R$ 19,2 milhões – valor que tende a ter redução, uma vez que a licitação ocorrerá com base no critério de menor preço global. A sessão pública do processo licitatório está marcada para outubro, conforme o edital de concorrência, que está disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br, em “Licitações”.

 

FONTE: https://www.cachoeiro.es.gov.br/noticias/prefeitura-vai-licitar-aplicacao-de-geomantas-em-areas-de-risco/

COMENTÁRIOS