Cachoeiro adere a campanha nacional contra a violência doméstica
15/03/2022 07:34 em Novidades

O prefeito Victor Coelho assinou, nesta segunda (14), o termo de adesão do município de Cachoeiro de Itapemirim à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em uma cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Estiveram presentes, também, o vice-prefeito Ruy Guedes, o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, servidores representantes da Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal, bem como profissionais da rede municipal de saúde. 

A campanha nacional tem como objetivo beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil. Dentre os compromissos assumidos pelo município ao fazer a adesão, estão auxiliar na divulgação da campanha em âmbito municipal e adoção, por parte dos profissionais de saúde, do protocolo já definido que consiste em acionar a Delegacia da Mulher da cidade quando a vítima apresentar, por meio de qualquer gesto ou sinal, o código símbolo da campanha, representado por um “X” vermelho. 

Outro compromisso assumido durante a adesão é providenciar treinamento para os colaboradores que ficarão responsáveis em acolher, com sigilo e discrição, a vítima que lhes sinalizar por socorro, ou que apresentar sinais de violência doméstica, acionando as autoridades competentes. 

Por isso, logo após a cerimônia de assinatura do termo, cerca de 100 profissionais passaram pelo treinamento fornecido pela Coordenadoria Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres de Cachoeiro, em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro (Deam).

“Cachoeiro é o primeiro município do estado a assinar este termo de adesão e, assim, ratificar o compromisso de combate à violência doméstica. O nosso objetivo é salvar vidas e dar dignidade a tantas mulheres que sofrem com essa realidade. Com esse trabalho, queremos que Cachoeiro possa ser referência na proteção da mulher”, destaca Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro.

“Nossa gestão tem mantido um olhar especial à criação de políticas públicas em direitos humanos, cidadania e proteção para as mulheres, e pretendemos não só colher resultados em curto prazo – dando apoio às mulheres que precisam – mas, também, deixar esse trabalho como legado para as próximas gerações no nosso município”, enfatiza o prefeito Victor Coelho.

 

FONTE: https://www.cachoeiro.es.gov.br/noticias/cachoeiro-adere-a-campanha-nacional-contra-a-violencia-domestica/

COMENTÁRIOS