Alunos da rede municipal são destaque em seminário de pesquisa científica
01/12/2022 12:57 em Novidades

Estudantes do 5º ano, da escola municipal “Padre Gino Zatelli”, foram destaque, neste mês, no I Seminário de Resultados Finais do Programa de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes).

Na ocasião, foi apresentado o resultado do trabalho intitulado “A aplicação da robótica educacional com Arduíno e Cultura Maker no estudo de fenômenos da natureza”, monitorado pelo professor Erick Zenelato. 

O Seminário aconteceu no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro, em Morro Grande, no dia 21 de novembro. Participaram os estudantes Ariany Ferreira Rebonato, Chistiano Silva Botelho, Genivaldo Ferreira Rangel, Maria Clara Ramos Angelo e Nickson da Silva.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro, a participação no programa contribui, para aguçar a capacidade de raciocínio nos assuntos pertinentes ao cotidiano dos estudantes, despertando a curiosidade sobre causas e fenômenos físicos básicos.

Ao longo dos trabalhos, os alunos elaboraram circuitos simples de robótica educacional; verificaram valores de propriedades físicas e tiveram a oportunidade de construir um equipamento simples e eficiente relacionado aos componentes mecânico, à matéria eà energia.

Também neste mês, eles participaram da X Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura  (Jacitec) realizada. pelo Ifes de Cachoeiro, como parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

 

“O programa veio agregar novos conhecimentos e possibilidades para o cotidiano de nossos estudantes, que têm a escola como espaço social, cultural e científico”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

FONTE: https://www.cachoeiro.es.gov.br/noticias/alunos-da-rede-municipal-sao-destaque-em-seminario-de-pesquisa-cientifica/

COMENTÁRIOS